Breve História do Gin Tónico

Voltar a Publicações

Breve História do Gin Tónico

O Gin Tónico, bebida muito popular nos dias de hoje, apesar de ser considerado “ Very British”, nasceu na realidade na Holanda no Século XIV, o seu fruto de base são as bagas de zimbro e nesses tempos remotos pensa-se que era usado como um tónico contra a peste bubónica, que nessa altura assolava a Europa. A sua origem está documentada a partir do século XVII, com a finalidade de desenvolver uma fórmula de diurético para o tratamento de doenças renais, na faculdade de Leiden, perto de Amsterdão, segundo se sabe pelo médico e catedrático holandês Franciscus Sylvius que elaborou este “medicamento” à base zimbro. Na sua formulação flamenga, mais doce e licoroso, esta receita ainda sobrevive nos dias de hoje e foi apelidada pelos Ingleses durante o reinado de William III como Genebra (de onde é originário o nome de Gin) quando a Grã-Bretanha e a Holanda estiveram temporariamente unificadas, sendo o nome Gin derivado da palavra Francesa Geniève e Holandesa Genever, que significa zimbro. Aos holandeses é pois creditada a “criação do Gin”, mas foram os ingleses quem o popularizou, nomeadamente durante as Guerras Holandesas, em que os soldados do Exército Britânico, conheceram essa bebida e acabaram por a “importar” para Inglaterra que no Século XVIII, já era a bebida alcoólica mais consumida em Inglaterra e, curiosamente, pelas classes mais baixas da sociedade da altura, sendo consumida por adultos e crianças, numa época em que não havia proibição na venda e consumo de álcool a menores.

A partir de 1890, a imagem do Gin foi reabilitada, o governo inglês obrigou as destilarias a fazer os seu próprio engarrafamento e deram-se os primeiros passos para o controlo de qualidade desta bebida, passando a utilizar uma destilação contínua, melhorando a qualidade do Gin. A bebida era refinada a fim de se eliminar os aromatizantes fortes e doces, tornando-a mais pura e neutra.

No século XIX, juntamente com a expansão do império Britânico, o Gin ganha um enorme prestigio, contando com o apoio de uma grande apreciadora: a rainha Elizabete 2ª de Inglaterra!

O nome “Cocktail Gin Tónico“ surge com a colonização Inglesa da Índia graças a mistura da aguardente de zimbro com água de quinino, dois líquidos com características medicinais isto é, o Gin, usado contra a “peste negra” na europa e a água tónica, com quinino importado do Peru, que era utilizado contra a Malária, transformando o Gin em uma bebida intercontinental!

Agora que já conhece a história do Gin, prove o nosso GIN SUN DOORS.

 

Partilhar publicação

Voltar a Publicações